quarta-feira, 30 de março de 2011

O Melhor Texto de 2010



No ano passado este espaço publicou mais de cinquenta textos, dentre eles os dez mais lidos foram lançados em votação para que fosse escolhido o melhor texto de 2010. Curiosamente, assim como aconteceu no ano passado, a escolha recaíu em um texto que tem um grande valor pessoal pra mim.Para entender isto vou contar-lhes o que deu origem ao texto vencedor. Eu ainda era casado, minha então esposa era professora de língua portuguesa, tínhamos um filho que aos seis anos de idade já tinha na prateleira mais de cem livrinhos infantis. Sou aquele tipo de chato que não gosta de datas comemorativas como dia dos pais e aniversário, então até pra não gastar muito, sempre pedia para minha antiga companheira "dar-me" presentes que na verdade seriam do meu filho. Daquela vez havia pedido o jogo para PC das Crônicas de Narnia como presente do dia dos pais. Qual foi o meu espanto quando por erro ela comprou a coleção encardernada do livro de mesmo nome. Mesmo achando muito difícil, eu e minha antiga companheira nos alternamos em leituras conjuntas com nosso pequeno afim de inspirá-lo a ler o volumoso livro sozinho. Por mais que tentassemos, não conseguiamos seduzir nosso filho a ler um livro com mais de setecentas páginas e sem nenhuma gravura. Foi aí que tive uma idéia maluca. Entrei na internet, criei um site (na verdade deveria ser um blog, que ainda esta no ar aqui) que prometia "o melhor presente que os pais possam comprar" para a pessoa que primeiro terminasse todas as crônicas do mundo Narniano e o último lugar ficaria preso em narnia para sempre. Para completar meu plano criei uma lista com cerca de cinquenta nomes que disputariam o prêmio. Na lista inseri meu nome, da minha ex companheira e de nosso filho. Informado do concurso, o menino ficou num misto de euforia e medo, mas topou o "desafio". De repente nossso até então desinteressado leitor de livros sem "desenhos" começou a ler por horas a fio. As vezes chegando a avançar mais de 50 páginas num dia, o que é sem dúvida excepcional para uma criança daquela idade. Foram sete meses de leitura, quando sua dedicação esmorecia eu mudava a posição dele para os últimos lugares no site, ou ainda, inventava debates entre os concorrentes, com direito a provocações que mexiam com os brios do menino e faziam-no retomar a leitura (risos). Ao final, mesmo ele "terminando em segundo lugar" (afinal, não queríamos criar um filho presunçoso) nós demos o melhor presente que pudemos comprar. Mas o que talvez nosso filho até hoje não tenha percebido, é que o melhor presente do mundo fomos nós que recebemos quando há quase doze anos ele(Completa doze dia 06/04)nasceu e com sua vinda nós repensamos o sentido da vida e finalmente compreendemos o significado da palavra amor. E foi inspirado nele que escrevi a Lista de Narnia escolhido o melhor texto de 2010 por vocês leitores. Texto que no final das contas é uma declaração de amor a leitura e sobretudo de amor ao meu filho. Te amo muito!
Leia a Lista de Narnia aqui.. A propósito, há no blog um texto escrito pelo meu filho, O Coração Denunciador, quer conferir, leia aqui. E aguardem que ele tem um projeto de escrever um livro inspirado em mitologia nórdica ou africana. (menino levado). Um grande abraço a todos vocês.

3 comentários:

  1. Estava com saudades de ver texto novo por aqui... Sobre o vencedor da enquete, mesmo não sendo o texto em que votei, é de fato um belíssimo texto e a inspiração para o mesmo é melhor ainda. Já estou aguardando o livro de dianinho - menino prodígio, quero ser assim quando eu crescer rs.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas hoje em dia vivem usando a desculpa que não há tempo para cuidar dos filhos. Acho que tempo é questão de prioridade. E realmente é encantador ver como há esse preocupação de cuidar e envolver o seu filho com literatura, aprendizado e diversão. Parabéns Dri.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Adorei o seu blog, convido você a passar no meu blog de textos, obrigado, te espero lá.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.